IUC – Imposto Único de Circulação

IUC – Imposto Único de Circulação

IUC – Imposto Único de Circulação 1000 360 Eduardo Fonseca

O que é o IUC?

O IUC é um imposto obrigatório a todos os veículos, pago anualmente no mês de aniversário da matrícula, exceto no caso de embarcações, aeronaves e veículos importados.

O imposto tem de ser pago por proprietários de:
• Automóveis – ligeiros ou pesados, de passageiros ou mercadorias
• Motociclos ou similares
• Aeronaves
• Embarcações de recreio

O custo do IUC depende de 3 fatores:
• Ano e mês da matrícula
• Cilindrada
• Emissões de dióxido de carbono

O IUC pode ser pago de forma online necessitando apenas de obter o documento único de cobrança no Portal das Finanças, realizar o pagamento do imposto por MB Way ou através de referência bancária.

Se não quiser realizar o pagamento online, poderá dirigir-se a qualquer repartição de finanças.

Podendo também optar, pelo pagamento deste imposto por débito direto.

Deve pagar anualmente até ao dia em que a matrícula da viatura foi emitida, ou seja, tem de pagar até ao fim do mês do aniversário da matrícula.

ATENÇÃO: Para os veículos importados, o mês de pagamento do IUC pode não coincidir com o mês da matrícula atual. O mês a considerar é o da 1ª matrícula. A partir do dia 1 do mês anterior fica disponível para pagamento.

Se não efetuar o pagamento no prazo, está sujeito a coima.

Qual o valor da multa pelo IUC em atraso?

Como qualquer imposto em atraso, se não efetuar o pagamento no prazo gera uma coima. Os valores mínimos desta infração são 25€. Quanto maior o atraso, maior o valor da multa, uma vez que acresce juros e custas.

Relativamente ao dístico afixado no veículo, conhecido como selo do carro, deixou de ser obrigatório, servindo o recibo de pagamento como comprovativo. Este documento deverá acompanhar os restantes documentos do veículo.